Translate / Traduzir

15 Filmes Essenciais Sobre Meio Ambiente

A ÚLTIMA HORA (2007) é um documentário, narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, que aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade.


ESTAMIRA (2005) é um documentário sobre uma mulher esquizofrênica de 63 anos que trabalhou por mais 20 anos em um lixão do Rio de Janeiro.


A HISTÓRIA DAS COISAS (2007) é um documentário sobre todas as etapas de produção de produtos que afetam nossa vida e comunidades em diversos países - desde a extração, produção, até a venda, consumo e descarte.


MATARAM IRMÃ DOROTHY (2008) é um documentário americano sobre a missionária e ativista ambiental Dorothy Stang, que foi assassinada a mando de madeireiros da Amazônia em 2005.


ILHA DAS FLORES (1999) é um curta que mostra o ciclo do tomate desde o cultivo até a chegada à mesa do consumidor e o seu descarte, indo parar no lixão. Faz uma crítica ao processo de geração de riqueza e desigualdades que surgem em seu caminho.


A ENSEADA - THE COVE (2009) é um documentário que mostra a matança dos golfinhos no Japão, onde cerca de 23 mil são mortos anualmente e muitos outros são capturados para serem enviados para parques de diversões.


TERRA - DISNEY NATURE (2009) é um documentário que demorou 5 anos para ser filmado, e conta a história de três famílias: Uma família de ursos polares, uma manada de elefantes e uma baleia jubarte com seu filhote. Durante a narração da história, há uma viagem pelos mais diferentes lugares do planeta: Desde lugares inóspitos como desertos, até as terras mais férteis de florestas tropicais.


LIXO EXTRAORDINÁRIO (2009) mostra uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.


CHICKEN A LA CARTE (2006) é um curta sobre fome e pobreza causadas pela distribuição desigual de renda.


UMA VERDADE INCONVENIENTE (2006) é um documentário que mostra uma análise da questão do aquecimento global, assinalando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.


A ERA DA ESTUPIDEZ (2009) mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global.


HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA (2009) é um documentário filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand. Visa sensibilizar, educar e conscientizar o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.

Fonte: Guia do Estudante - Abril.


1 comentários:

Anísio Araújo disse...

Interessante essa lista

Postar um comentário