Translate / Traduzir

Estímulo Sensorial

Você já se perguntou alguma vez por que gosta tanto de uma determinada canção enquanto outra te irrita profundamente? Por que uma música te deixa muito animado enquanto outra te deprime? Ou por que certa melodia não sai da sua cabeça e às vezes você se surpreende cantarolando uma letra qualquer?

De acordo com um neurocientista, "a música pode nos ensinar a respeito do cérebro, o cérebro pode nos ensinar sobre a música, e ambos podem dizer a nosso respeito". Pode crer, é o que propõe o livro A Música No Seu Cérebro, fruto de anos de estudo de Daniel J. Levitin - que outrora trabalhou como engenheiro de som e produtor musical; hoje é um homem atuante no campo da neurociência.

A obra surgiu a partir da curiosidade do autor de "entender os mais profundos mistérios da natureza humana", pois através de uma ideia clara de "o que é a música e de onde vem, poderemos compreender melhor nossos motivos, medos e desejos, memórias e até a comunicação em seu sentido mais amplo" - diz ele. 

Embora o livro aborde também teoria musical (altura, ritmo, andamento, métrica, intensidade, harmonia e melodia), vale a pena ler na íntegra e saber como a nossa massa encefálica está profundamente ligada aos sons de uma maneira geral - sejam eles musicais ou do ambiente.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco.

SINOPSE

A Música No Seu Cérebro é o primeiro livro a alcançar uma abrangente compreensão da maneira como os seres humanos vivenciam a música e dos motivos que a fazem desempenhar um papel tão importante em nossa vida. Daniel J. Levitin uniu sua ampla experiência como produtor musical e seus estudos em neurociência e assim desvendou muitos mistérios relacionados ao tema.

Nesta inédita investigação do papel da música na evolução da espécie humana e no cotidiano de cada um de nós, Levitin mescla psicologia, neurociência e exemplos musicais. Ele explica os elementos da música – altura, ritmo, andamento, timbre, harmonia e melodia – e ensina como reconhecê-los  O autor ainda revela como os compositores exploram nossa maneira de conferir sentido à realidade para criar.

A olhar científico de Levitin pode ser percebido com a utilização de diversas pesquisas para explicar a percepção musical no cérebro humano. Já seu lado artístico proporciona uma viagem pelos mais diversos estilos musicais: de Bach a Count Basie, passando por Creedence, Van Halen, Mozart e Eminem, o autor mostra que, dos tímpanos até as células que regulam a emoção no interior do cérebro, uma série de atividades cerebrais e, consequentemente, emoções são desencadeadas quando ouvimos música.

Levitin revela como nossas preferências musicais começam a ser formadas antes de nascermos e como a qualificação musical é construída. Apesar da arraigada distinção cultural que prevalece no Ocidente entre os músicos especializados e profissionais e os consumidores, Levitin afirma que todos somos mais capazes musicalmente do que imaginamos, pois nosso cérebro está profunda e diretamente conectado à música.

Respeitados especialistas afirmam que a música é uma espécie de adorno parasita na periferia da natureza humana. Este livro mostra, pelo contrário, que ela é uma verdadeira obsessão no cerne da natureza humana, talvez ainda mais fundamental para nossa espécie do que a linguagem.


0 comentários:

Postar um comentário