Translate / Traduzir

O Equilíbrio da Vida Cotidiana

O homem é dotado de percepção, capacidade intelectual e motivação; bases fisiológicas necessárias para adquirir conhecimento, tendência à habilidade e atitude para mover-se. Desta forma, agimos de acordo com o ambiente e as circunstâncias, moldamos nossos caráter e personalidade, determinando padrões de comportamento e estado mental de cada indivíduo. 

Nas relações pessoais e sociais é preciso manter o equilíbrio emocional, solicitar e aceitar “retorno” (feedback), evitar pré-conceitos, colocar-se no lugar do outro, ouvir com todos os sentidos transmitindo e recebendo mensagem – seja ela oral, corporal, escrita, etc. – o que gera reflexão a respeito de si ou de alguém. 

A relevância da ciência dos fenômenos psíquicos e da conduta do ser humano tem papel fundamental no tratamento e entendimento de questões que interferem na vida cotidiana, tais como: dilemas e barreiras, desde acanhamento até medo de expressar suas opiniões. Discordância e conflitos entre pessoas empenhadas num mesmo objetivo, por exemplo, podem ser explicados como um embate saudável de idéias e não algo negativo – quando essas divergências são equilibradas e não atingem um ponto extremo. 

Tudo isso contribui para o desenvolvimento e crescimento, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional, possibilitando o alcance de resultados eficazes através de dedicação, esmero, perseverança e excelência.

A justa harmonia de todas as partes do processo nos faz crer e compreender que estabilidade é primordial e salutar para a nossa curta passagem por esse planeta chamado Terra. 

Se uns são mais afetados do que outros pelas coisas do mundo, depende da sensibilidade e da interpretação do afetado, cabe a este aprender com as lições do dia-a-dia, tirar suas conclusões daquilo que lhe convém ou não e prosperar de maneira sustentável - pensando globalmente e agir localmente.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco.

0 comentários:

Postar um comentário