Translate / Traduzir

Soluções Para Desafios Sociais e Ambientais (15 Recomendações)

O Brasil enfrenta problemas sociais complexos que impactam, direta e indiretamente, toda a população em áreas como educação, saúde, moradia, geração de emprego e distribuição de renda. As ações governamentais, os investimentos de empresas e o dinheiro de pessoas físicas engajadas com a filantropia têm tido papel importante na melhoria destes indicadores sociais. Mas são insuficientes. É necessário e possível atrair mais capital para financiar soluções inovadoras que respondam aos problemas sociais numa escala de grandeza proporcional ao tamanho de seus desafios. 

Como resposta a esta necessidade, surge o campo das Finanças Sociais, composto essencialmente por investimentos que geram, ao mesmo tempo, retorno social e rentabilidade financeira, e pelos Negócios de Impacto – que se diferenciam dos negócios tradicionais por atenderem a quatro princípios-chave: uma missão social e/ou ambiental, o monitoramento de seu impacto social e ambiental, a lógica econômica e uma governança efetiva e inclusiva. 

Há poucos anos, investidores e empreendedores com esta visão eram raros. Hoje, somados a grandes empresas, bancos, fundações, organismos multilaterais e governos e usando esta lógica de impacto e performance financeira, formam um ecossistema em forte crescimento, que espera movimentar nos próximos anos cerca de US$ 1 trilhão no mundo e R$ 50 bilhões no Brasil

Este campo, ainda em construção, envolve muitos atores repensando seu compromisso com o impacto. Destacam-se empreendedores cujos negócios já beneficiaram milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade com produtos e serviços simples e acessíveis, investidores que incluíram a dimensão de impacto na sua análise de risco-retorno, ONGs que se sustentam a partir de um modelo de geração de receita própria e governos que buscam fazer contratos com foco em impacto mensurável. 

Pretende-se transformar as Finanças Sociais num ecossistema afinado, com mecanismos sólidos e princípios claros. Ainda estamos na sua infância no Brasil. Porém, foi aspirando esse horizonte que a Força Tarefa de Finanças Sociais buscou, de forma colaborativa, construir uma fotografia do presente e metas para o futuro. 

O documento Finanças Sociais: Soluções Para Desafios Sociais e Ambientais  Uma Nova Mentalidade Para Gerenciar Recursos e Necessidades da Sociedade [download em formato pdf] traz o histórico de colaborações de mais de 500 pessoas que, ao longo dos últimos dois anos, trabalharam para produzir diversos estudos e pesquisas, além de 15 recomendações definidas como prioritárias para o fortalecimento da agenda de Finanças Sociais até 2020. Sem a contribuição de pessoas e organizações – que refletiram, discutiram, estabeleceram conexões e buscaram referências – esse resultado não teria sido possível.

A missão é articular a rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros para que façam acontecer modelos de negócios rentáveis que resolvam problemas sociais ou ambientais e, com isso, mudem a mentalidade sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade.

O que são Finanças Sociais 

As Finanças Sociais referem-se ao direcionamento de capital público e privado a Negócios de Impacto ou a ações que utilizam mecanismos financeiros com o compromisso de gerar impacto social com sustentabilidade financeira. Elas se diferenciam da filantropia e das finanças tradicionais por combinar quatro características: 

1. Compromisso do capital com o impacto social positivo e com retorno financeiro. Governos, indivíduos e setor privado motivados a doar, investir ou contratar com a intenção de promover uma melhoria da qualidade de vida da população. 

2. Mecanismos financeiros de impacto. Instrumentos e modalidades financeiras (como fundos de investimento, títulos de impacto social ou plataformas de crowdfunding) que possibilitam a contratação e circulação do capital para ações ou Negócios de Impacto. 

3. Investimento em Modelos de Negócios rentáveis que resolvam problemas sociais. Foco em empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável (que pode ser reinvestido no negócio de impacto ou devolvido aos investidores). 

4. Monitoramento e mensuração do impacto. As ações implementadas precisam comunicar periodicamente seu impacto nos indicadores sociais e seu resultado financeiro.


0 comentários:

Postar um comentário