Translate / Traduzir

O Conceito de Biossegurança e Sua Relação Com o Meio Ambiente

Todos sabem da importância do desenvolvimento da biotecnologia. Mas é preciso não deixar de lado medidas que possibilitem o avanço tecnológico sem danos ao meio ambiente. 

A biossegurança é a ciência que se dedica ao estudo e à tomada de medidas para a prevenção de possíveis efeitos nocivos provocados pela biotecnologia. Apesar dos benefícios, os avanços tecnológicos também influenciam negativamente no meio ambiente. Por conta disso, a prioridade da biossegurança é possibilitar que os avanços ocorram priorizando, sempre, a saúde humana, animal e também o meio ambiente. 

No Brasil, a legislação de biossegurança está restrita às utilizações da tecnologia de Engenharia Genética e estabelece os requisitos para o manejo dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

O órgão brasileiro responsável pela prática destes métodos regulatórios é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A entidade fiscaliza as emissões dos OGMs e realiza avaliações técnicas para assegurar que tanto o meio ambiente quanto a população em geral não sofram efeitos adversos. 

É importante lembrarmos que grande parte dos OGMs é utilizada em nossa agricultura. Além das questões relacionadas com a saúde humana, ter clareza quanto aos processos dos OGMs no meio ambiente previne possíveis desequilíbrios nos delicados sistemas naturais que permitem o cultivo de alimentos e a sobrevivência da biodiversidade. 

Para realizar as suas atividades a CTNBio, iniciada em 1996, é composta por 18 membros titulares e seus suplentes. Entre os integrantes estão especialistas indicados pela comunidade acadêmica, com conhecimento científico nas áreas humana, animal, vegetal e ambiental, obrigatoriamente com doutorado, além dos representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Saúde, da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação e das Relações Exteriores. 

Os esforços para o amadurecimento da biossegurança no Brasil se dá ainda através de dezenas de centros de pesquisas espalhados por todo o país, gerando conhecimento capaz de permitir o equilíbrio entre avanço tecnológico e preservação ambiental.

A biossegurança é essencial para a proteção da vida humana e do meio ambiente. Esta é uma área que ajuda a diminuir os riscos de contaminação, tanto de pessoas quando dos recursos naturais. Você sabe como a biossegurança está relacionada à gestão ambiental? Ambas têm como objetivo a preservação da biosfera e a garantia da qualidade de vida.

Biossegurança e prevenção na área da saúde 

A biossegurança está relacionada às ações que devem ser tomadas – especialmente por pessoas que atuam na área da saúde – para proteger a vida tanto dos pacientes quanto dos profissionais. São procedimentos essenciais para prevenir infecções e contaminações. Entre os cuidados que devem ser tomados cotidianamente, está a correta esterilização dos instrumentos utilizados. A assepsia, a desinfecção e a descontaminação são alguns dos procedimentos que ajudam a eliminar os micro-organismos patogênicos do local.

Além dos lugares relacionados à área da saúde, como os hospitais, outras também devem estar atentas à biossegurança, como as empresas que lidam com tecnologia e com a manipulação de elementos químicos. Podemos citar como exemplo as indústrias, as universidades e os laboratórios. A biossegurança deve ser uma preocupação constante, para que a proteção da vida humana e do meio ambiente estejam garantidas.

Impactos da biossegurança no meio ambiente 

A correta higienização das mãos, a esterilização das ferramentas de trabalho e o uso de máscaras e luvas são alguns exemplos de procedimentos que ajudam a proteger e a evitar contaminações, mas a biossegurança vai muito além disso. Também é preciso garantir a preservação do meio ambiente. Para isso, órgãos como a Anvisa estão atentos aos cuidados tomados pelas empresas que lidam com a manipulação de materiais biológicos e de organismos geneticamente modificados.

Para que estas substâncias não prejudiquem o meio ambiente, contaminando rios e matas, é extremamente necessário que o seu descarte seja bem planejado. Resíduos tóxicos e químicos devem ser descartados de maneira consciente e segura. Nesse contexto, a biossegurança se relaciona com a gestão ambiental, área que atua no controle e no planejamento da segurança do meio ambiente.

Fonte(s): Pensamento Verde / Mercado em Foco.

0 comentários:

Postar um comentário