Translate / Traduzir

Os Perigos de Cortar o Glúten da Alimentação

Quem segue esse tipo de dieta está mais exposto a metais pesados. Pesquisa acredita que o problema está no substituto: a farinha de arroz. 

Um estudo da Universidade de Illinois, em Chicago, alerta para os perigos de cortar o glúten da alimentação. Os pesquisadores descobriram que quem segue esse tipo de dieta está mais exposto a metais pesados, como o arsênico e o mercúrio. Eles acreditam que o problema está no principal substituto ao glúten – a farinha de arroz. 

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Tudo o que é feito com farinha desses grãos contém glúten, como pães e massas. Nos Estados Unidos, existe uma febre contra o glúten – 25% dos americanos dizem que consomem produtos sem glúten, um aumento de quase 70% em dois anos. 

Esse estudo - que foi publicado na revista científica americana Epidemiology - alerta para os efeitos não intencionais de uma dieta sem glúten. A pesquisa usou uma base de dados de mais de sete mil pessoas nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os exames de urina e de sangue e concluíram que a concentração de arsênico na urina de quem não comia glúten era duas vezes maior do que na de quem comia. Os níveis de mercúrio inorgânico no sangue também eram bem mais altos. 

É que o arroz absorve metais da água e do solo. Segundo a doutora Maria Argos, uma das autoras da pesquisa, as pessoas que seguem uma dieta livre de glúten tendem a aumentar o consumo diário de arroz ao comer o grão e também produtos sem glúten que contém farinha de arroz. Segundo a pesquisa, ainda não se sabe ao certo os efeitos da exposição maior ao mercúrio e ao arsênico, mas acredita-se que eles podem aumentar os riscos de câncer e doenças crônicas.

Por: Fábio Turci (De Nova York - EUA - para o Jornal Hoje).

0 comentários:

Postar um comentário