Translate / Traduzir

Substância Feita de Óleo Usado Transforma Esgoto em Água Potável

Novo material promete transformar esgoto em água potável. (Foto: Creative Commons / Rafael Neddermeyer). Óleo de soja é utilizado para produzir grafeno, material mais fino, leve e resistente que existe.

O grafeno é o material mais forte, leve e fino que existe. Assim como o grafite e o diamante, é composto de átomos de carbono, com a diferença que sua estrutura molecular em formato hexagonal extremamente adensada forma uma folha com a grossura de apenas um átomo, o que lhe garante características tão especiais. Para ter uma ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas atingem uma altura de apenas 1 milímetro. 

Por ser relativamente novo – definido na literatura química somente em 1994 – , seu uso ainda não foi popularizado comercialmente. Por também apresentar uma excelente condutividade elétrica, muito melhor que a do silício, é mais utilizado em painéis solares, supercomputadores, baterias e sensores eletrônicos. 

Mas, com tamanha resistência, diversos estudos visam a aplicação do material nos mais diversos objetos, que vão de camisinhas a raquetes de tênis. Mas há um problema: fabricar o grafeno costuma ser extremamente caro. Sua produção envolve ambientes altamente controlados, com gases explosivos comprimidos, o que requer longas horas de operação em altas temperaturas e extensivo processamento a vácuo. 

Produção mais barata para síntese de grafeno 

Pesquisadores da CSIRO, o órgão nacional para pesquisa científica da Austrália, descobriram uma forma mais fácil e barata de produzir o material. Batizado de "graphair", a técnica utiliza óleo de soja que, aquecido, tem suas moléculas quebradas em uma gama de estruturas de carbono essenciais para a síntese de grafeno. 

Além de utilizar matéria-prima natural renovável, a técnica desenvolvida não depende de um ambiente tão controlado, podendo ser produzido exposto ao ar, ao contrário do vácuo da outra técnica. De acordo com o pesquisador Dong Han Seo, até o óleo de cozinha usado, aquele mesmo que fritou seu almoço, pode ser transformado em folhas de grafeno. 

"Nós podemos agora reciclar restos de óleo que seriam descartados e transformar em algo útil", conta. 

Com o inovador produto pronto, resolveram testar suas aplicações. Em parceria com pesquisadores das universidades de Sydney e de Victoria, revestiram filtros tradicionais de água com uma camada do grafeno, e decidiram testar com a poluída Baía de Sydney

Ação de filtros tradicionais 

Em filtros tradicionais, produtos químicos e óleos que contaminam a água criam uma espécie de camada, que impede a filtragem. Assim, precisam ser removidos antes de seguir para a retirada dos demais poluentes. Com propriedade hidrorrepelente, porém, a ação filtrante funcionou normalmente mesmo com esses elementos na água. 

Isso porque a fina camada do "graphair" contém microscópicos nano-canais, que permitem que a água passe, mas os poluentes, com moléculas maiores, não. Assim, o filtro chega a remover 99% dos contaminantes da água. "Essa tecnologia pode criar água limpa, independente de quão suja esteja, em apenas um passo", disse Seo.

Fonte: Galileu.

0 comentários:

Postar um comentário