Translate / Traduzir

Aprendendo Com A Natureza

IslandWood aposta em vivência na natureza para tirar o conhecimento dos livros e aproximá-lo das crianças. Você sabe o que acontece depois que aperta a descarga? Sabe apontar de que lado o sol nasce? Sabe explicar um pé de abacaxi? Para quem está habituado à vida nas cidades estas perguntas podem ser difíceis de responder. Para diminuir essa lacuna é que surgiu o centro educacional IslandWood, nos Estados Unidos. Como norte das atividades, a ideia de que o conhecimento está em todos os lugares e de que o mundo é uma sala de aula. 

A iniciativa surgiu da ideia de oferecer um centro de aprendizagem ambiental para crianças sem acesso a programas educativos ao ar livre. Segundo a idealizadora do projeto, Debbi Brainerd, para as crianças se tornarem emocionalmente conectadas ao seu mundo e cuidarem dele é necessário que elas possam acessá-lo e entendê-lo. Era necessário um espaço para que os jovens pudessem experimentar os prazeres do aprendizado ao ar livre e explorar a natureza. A partir destas experiências seria possível desenvolver sua própria capacidade de mudar o mundo. 

O local encontrado por Debbi e seu marido, Paul, para concretizar a ideia estava na própria cidade em que moravam, Bainbridge Island, no estado americano de Washington. A área encontrada estava ao sul da ilha. Após alguns anos de planejamento, o local recebeu algumas estruturas que são os sonhos de muitas crianças, como casa na árvore, sala de aula flutuante, ponte pênsil e uma torre de observação no meio da floresta. Não à toa essas construções lembram os sonhos de infância. Para a construção de IslandWood, estudantes de arquitetura da Universidade de Washington conversaram com cerca de 250 crianças para descobrir suas ideias. A partir disso, criou-se o projeto arquitetônico do centro educacional. 

Aprender em diálogo 

A aprendizagem em IslandWood passa por diferentes áreas do conhecimento, sempre partindo da premissa de que as pessoas aprendem melhor a partir de experiências variadas combinadas com a reflexão. As atividades abrangem ecologia, música, cultura, culinária, agricultura, artes e história, entre outras áreas, sempre por meio de vivências práticas. Em IslandWood, as crianças cuidam da horta, aprendem a plantar, colher e cozinhar; é possível ir ao rio ou à mata colher elementos para ser analisados no laboratório. 

A imersão no mundo natural tem como objetivo dar significado real ao saber acadêmico, amplificando-o e garantindo que os estudantes façam correlações entre os diferentes temas do conhecimento. A proposta pedagógica em IslandWood busca reforçar a importância e benefícios do trabalho colaborativo e mostrar como cada pessoa pode contribuir com a sua comunidade e meio ambiente. 

Existem diferentes maneiras de conhecer e vivenciar IslandWood. Há programas voltados para escolas que duram quatro dias, de férias e experiências de apenas um dia.


0 comentários:

Postar um comentário