Translate / Traduzir

Índice dos Planetas Parecidos com a Terra

Clique na imagem para ampliar!
A lista dos exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas que não o sol) potencialmente habitáveis tendo como modelo a Terra foi atualizada com novos membros, desde que foram descobertos três planetas na zona habitável do sistema da estrela Gliese 667C.

Esse ranking lista todos os planetas conhecidos segundo o índice de similaridade com a Terra (Earth Similarity Index, na sigla em Inglês), que vai de 0.01 até 1.00 (somente nosso planeta possui a pontuação máxima de 1.00). De acordo com esses padrões, um dos novos exoplanetas, o Gliese 667C-f, entra na lista assumindo uma pontuação de 0.76, maior que a de Marte. Ele vem acompanhado de dois irmãos, o Gliese 667C-c, com 0.82, e o Gliese 667C-e, com 0.60.

Os números que representam o ranking de similaridade com a Terra nem sempre são lineares com o ranking de habitabilidade, que é liderado pela lua de Saturno, Titã, conhecida por uma gama de fatores que a torna mais habitável que outros mundos conhecidos, mesmo não sendo tão similar à Terra e tamanho e composição, já que não é um objeto denso e telúrico, tem mais gelo do que rochas e seu ambiente é quimicamente diferente. Entre os objetos não planetários, a nossa lua seria a melhor posicionada no ESI, devido a sua composição rochosa e ao fato de estar na zona habitável do seu sistema solar.

Fonte: HypeScience. Por: Jonatas Almeida da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário