Translate / Traduzir

O Grafeno

O que seria do mundo sem boas intenções, motivações, planos de ação, foco, persistência e obtenção de resultado satisfatório - contribuindo para o desenvolvimento humano e tecnológico? Talvez o homem não teria descoberto nem o fogo! 

É graças a cabeças pensantes - como as dos cientistas Konstantin Novoselov e Andre Geim, da Universidade de Manchester - que grandes inovações no campo da tecnologia são possíveis. Premiados com o Nobel de Física 2010 pelos estudos revolucionários sobre o grafeno, os pesquisadores russos desenvolveram um material de resistência superior ao diamante, superflexível (quando misturado ao plástico) e eficiente condutor de eletricidade. 

O grafeno é uma folha planar de carbono mais fina que um pedaço de papel, cuja espessura é de apenas um átomo e permitirá performance eletrônica altamente lépida. A partir de tal descoberta, será possível a produção de computadores com extraordinária eficiência, além do referido material ser ideal para a captação de raios solares e fabricação de finíssimas telas touch screen. Certamente, uma nova geração de chips vai revolucionar a ciência da computação.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco.

0 comentários:

Postar um comentário