Translate / Traduzir

Paz Verde: Dia Mundial do Meio Ambiente!

O Dia do Meio Ambiente é comemorado todos os anos. Mas, dessa vez, ele chega com um gostinho todo especial para nós. Pois, com pequenas e grandes conquistas, renovamos nossa esperança no futuro e a força de vontade para continuar lutando por um mundo melhor. 

Enquanto magnatas do petróleo continuam a sugar a vida do planeta, mostramos que não precisamos ser dependentes dos combustíveis fósseis e que existem outras formas de energia, que trazem menos impactos ao meio ambiente e mais benefícios à população, como a energia solar. E o sol brilha para todos! A energia fotovoltaica vem mostrando, a cada dia mais, que além de uma solução para a política energética do país, pode ser também uma ferramenta de mudança social e um mercado com capacidade para gerar centenas de "empregos verdes", levando dignidade e renda para populações esquecidas pelo poder público. 

Prova disso é o projeto Juventude Solar, que além de ensinar a jovens o poder dessa energia, levou a duas escolas públicas a energia solar como fonte de eletricidade e de renda, em forma de desconto na conta de luz. 

Esse é também o ano da "virada de mesa" para as florestas. Queremos levar ao Congresso Nacional o projeto de lei pelo Desmatamento Zero, que busca acabar de vez com a destruição das florestas nativas brasileiras e, para isso, contamos você! O Greenpeace está bem perto de alcançar a marca de 1,43 milhão de assinaturas e assim que atingir essa meta, bateremos na porta da Casa do Povo para pedir sua aprovação. Não apenas pela proteção das florestas, mas para assegurar a sobrevivência de nossa fauna e flora e da nossa própria existência. Pois você já deve saber que: sem floresta, não há água! 

Temos que comemorar, ainda, os avanços no transporte não-motorizado. Pela primeira vez no país, a questão das ciclovias vem sendo discutida a sério. Já pensou no avanço que isso representa? Antes, pautas como essa sequer chegavam ao público, as pessoas simplesmente não se importavam. Mas agora a bicicleta é apresentada como uma solução para o tráfego caótico e para o clima, já que não emite gases do efeito estufa. Na maior capital do país, e em muitas cidades pelo Brasil, diversas pessoas já aderiram ao pedal, seja para se locomover ou para garantir uma melhor qualidade de vida. 

Claro, nem tudo são flores. Ainda há muito a ser feito, o meio ambiente continua em risco. Mas hoje é um dia para comemorar! Celebrar porque ainda há esperança de que podemos construir juntos o mundo que queremos e que cada atitude conta nessa jornada.

Fonte: Greenpeace.

0 comentários:

Postar um comentário