Translate / Traduzir

Big Data: Fechando a Lacuna da Informação Ambiental

A disponibilidade de dados de qualidade é essencial para monitorar impactos e resolver os problemas ambientais. Por outro lado, as análises de serviços ecossistêmicos, cada vez mais utilizadas para fazer frente aos desafios da gestão ambiental, frequentemente, contêm uma grande quantidade de dados, o que requer informação de múltiplos setores, em diferentes escalas, com propriedades espaciais e temporais. Infelizmente, a coleção de dados primários resulta no custo e no trabalho, e em consequência em informação escassa. 

Porém, quando existem dados secundários disponíveis, estes podem vir de indústrias e ministérios com diferentes protocolos de intercâmbio e armazenamento que limita o acesso à informação. Do outro lado, o manejo, análise e visualização de dados pode requerer certo nível de especialização, assim como um software próprio. Isso limita a capacidade das instituições em valorizar serviços ecossistêmicos e de como seu fornecimento ou qualidade poderiam mudar diferentes decisões de desenvolvimento e planejamento no cenário de mudanças climáticas. 

Ao mesmo tempo, os telefones celulares, internet e as redes sociais estão se expandindo rapidamente na América Latina e Caribe. Mais da metade da população da região está conectada e o serviço de internet móvel está crescendo com rapidez. Brasil, México e Argentina são alguns dos maiores mercados do Facebook a nível mundial. Além disso, os usuários da rede social desses país recorrem a ela de maneira ativa e constante. As novas tecnologias geraram grandes quantidades de dados que estão frequentemente à disposição do público, proporcionando um rico recurso para a evolução de inúmeras questões ambientais. Por outro lado, as ferramentas de código aberto e inovação tecnológica estão criando novas formas para compartilhar e manipular esses dados para os setores público e privado, assim como para a sociedade civil. 

Estes avanços representam uma grande oportunidade para mitigar o problema da disponibilidade de dados nos projetos de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Por exemplo, o software de código aberto, como o criado pelo Natural Capital ProjectAvaliação Integrada de Serviços Ecossistêmicos e Compensações (InVEST sigla em inglês), pode ser usado na criação de mapas e na avaliação dos serviços que a natureza oferece à população com a finalidade de informar aos tomadores de decisões. 

De outra maneira, os hackers do bem estão focados em melhorar a gestão de risco de desastres, e encontram ferramentas da web disponíveis para avaliar a vulnerabilidade das inundações e o desmatamento a nível mundial. No que diz respeito às "cidades inteligentes", são utilizados dados de celulares, sensores remotos e outras tecnologias para melhorar o planejamento do transporte e a resposta frente às emergências. 

O enfoque particularmente inovador para o uso de grandes volumes de dados pode se encontrar no setor de turismo, que está estritamente vinculado com o capital natural (as espécies endêmicas e os ecossistemas únicos atraem turistas como diversos especialistas em aves; enquanto os serviços ecossistêmicos, como por exemplo, a proteção costeira e o fornecimento de água, apoiam a infraestrutura dos serviços turísticos). Os pesquisadores do Natural Capital Project estão usando uma grande quantidade de dados a fim de entender melhor a relação entre os diferentes atrativos naturais, os lugares e as formas em que os turistas decidem gastar seu dinheiro. Esta informação pode aliviar a degradação ambiental (ou manter a conservação) que tem um impacto dos benefícios econômicos gerados pelo setor de turismo. 

Igualmente, este enfoque recoloca a informação sobre os lugares de destino e procedência dos turistas por meio de fotos geomarcadas. As análises realizadas a esta nova e enorme fonte de informação mostram que os dados do Flickr, disponíveis de maneira gratuita, podem ser indicadores confiáveis das taxas aproximadas de visitas e que se utilizam de diversas análises estatísticas. Esta aproximação já tem sido empregada para demonstrar o valor recreativo da mudança climática na qualidade de água dos lagos: uma água mais limpa atrai um número maior de visitantes e, de igual maneira, as pessoas estão dispostas a viajar mais em busca de água de melhor qualidade. 

O caso do programa BIO, com a ajuda dos pesquisadores do Natural Capital Project, estão usando fotos geomarcadas com o objetivo de entender a dinâmica e a atividade turística na ilha Andros, nas Bahamas, como parte de uma análise de serviços ecossistêmicos para informar e apoiar um masterplan (projeto arquitetônico) na ilha. Pode-se dizer que a atividade turística é o elemento mais importante para o crescimento atual e o futuro do lugar. Portanto, entender como os planos de desenvolvimento afetam os recursos naturais da ilha e, posteriormente, ao turismo é essencial para a tomada de decisões sustentáveis com respeito ao crescimento econômico da ilha. 

Dada a velocidade exponencial das mudanças tecnológicas, será estratégico usar o poder dos "Grandes Dados" (Big Data) para melhorar nossa capacidade de valorizar a natureza e incorporar esses valores nas tomadas de decisões e de planejamento.

Por: Kelsey Schueler. Especialista em recursos costeiros e marinhos; mestre em Política Ambiental Internacional pelo Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, em Monterey; e é bacharel em Política pela Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Fonte: BID.

0 comentários:

Postar um comentário