Translate / Traduzir

O Incrível Fluxo Constante dos Átomos

Do real ao virtual, tudo está interconectado por uma rede quântica onde o micro exerce constante influência sobre o macro. Em outras palavras, as partículas atômicas que constituem a terra, a água, o ar, os objetos e os seres vivos interagem com a realidade sólida, especialmente através daqueles dotados de raciocínio lógico. Ou seja, os átomos [formados por prótons, elétrons e nêutrons] também presentes na atividade cerebral geram impulsos elétricos a partir da faculdade dos nossos pensamentos e o que pensamos e fazemos têm a capacidade de influir - mesmo que numa escala mínima - positiva ou negativamente no Cosmos.

O poder da mente é tão incrível que o que a massa cinzenta não consegue resolver (ou se falhar), pode ser convertido em enfermidade pelo corpo. Já dizia o ditado: "mente sã, corpo são". A concentração em algo provoca a probabilidade ou a possibilidade de um evento acontecer de acordo com a vontade do Todo. Se matéria é energia condensada, a fé emanada por nossa razão é capaz de "remover montanhas" [no sentido de concretização de um objetivo]. Basta saber direcionar o foco da intenção, pois "tudo é possível àquele que crê" [Marcos, 9:23].

Vivemos num mundo sempre em mutação graças aos benditos átomos e aos espaços vazios que permitem que eles se movimentem espontaneamente e ao se colidirem criam novas disposições de átomos. Quando a matéria carnal fenece, seguida do seu processo de decomposição, tais coisas excessivamente minúsculas que são os átomos [antes considerados indivisíveis] se dispersam no ambiente e podem ser reconstituídos, transformando-se em algo distinto. São "nanomilagres" da vida responsáveis pela existência de tudo e de todos.

Parafraseando o filósofo Demócrito (460-371 a.C.), "o homem é um microcosmo do Universo" que, muitas vezes 'engrandecido' por sua vil egolatria, acha-se dissociado da Natureza e reconhece apenas a necessidade de dominar o uso de riquezas naturais para o próprio proveito, desprezando a sustentabilidade dos valores ecológicos e podendo agravar a situação socioambiental em diferentes partes do planeta.

Felizmente a humanidade é parte integrante indissociável de um permanente estado de fluxo, regido por uma lei universal que é o equilíbrio de opostos - como o dia e a noite, o quente e o frio. Viver em harmonia com o mundo natural e adaptar-se às suas mudanças, causando o menor impacto possível, seria a melhor opção para uma criatura tão pequena chamada espécie humana: frágil e que se esfacela com facilidade!

Máquinas biológicas que somos, guiados por alma e consciência, estamos habituados a nos perceber somente perante o outro ou o que queremos ser na sociedade de consumo. Mas... não temos a cultura de refletir sobre o que somos de fato dentro da biosfera, sobre as nossas responsabilidades com os bens comuns ou sobre o efeito prático do que mentalizamos e o que desejamos todos os dias. A otimização do mundo está dentro de nós, somos feitos da mesma substância.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco. Técnico em Meio Ambiente pela FUNCEFET (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário