Translate / Traduzir

Afinal, O Que São As Panteras Negras?

Jaguar negro fotografado na Cidade do México. Foto: Babak Fakhamzadeh/Flickr.

O sucesso do filme Pantera Negra chamou também a atenção do projeto Panthera, que atua na pesquisa e conservação dos grandes felinos em todo o mundo. E eles resolveram explicar quem são as verdadeiras panteras negras da natureza, em uma entrevista com o cientista-chefe do projeto, Alan Rabinowitz. Além de falar sobre o que leva as pessoas a se encantarem com grandes felinos, como onças e leopardos, a entrevista explica didaticamente as diferenças de comportamento entre alguns dos animais mais poderosos do mundo. E porque as panteras são tão adoradas e temidas. A entrevista foi conduzida pela escritora sênior do projeto, Angela Cave

De onde vem a palavra "pantera"? 

Adam Rabinowitz, cientista-chefe do projeto Panthera.
Muitas pessoas parecem pensar que ‘pantera’ é apenas uma palavra genérica para felinos, o que não está tão longe da verdade. A etimologia da palavra vem lá de trás. Mas geralmente vem de ‘panthera’, o gênero latino ou a classificação taxonômica para todos os grandes felinos, principalmente tigres, leões, onças-pintadas e leopardos. 

Então, o que as pessoas pensam quando dizem ‘pantera negra’? 

Esta não é uma boa palavra para expressar o felino sobre o qual você quer falar. Este é um nome comum, que frequentemente tem diferentes significados para pessoas diferentes. Fora dos Estados Unidos, ‘pantera’ significa leopardos negros ou pode significar apenas leopardo. Nos Estados Unidos, estranhamente ‘pantera’ é mais frequentemente usada para leões-da-montanha ou pumas [conhecidos no Brasil também como suçuaranas ou onças-pardas]. [Se você] pensa que panteras são apenas felinos negros, então você deve permitir que a onça-pintada Petra também seja considerada uma ‘pantera’. Mas por definição, ‘panteras’ são leopardos, principalmente leopardos negros, na África e Ásia, e leões-da-montanha nos Estados Unidos. 

Porque alguns grandes felinos são negros? 

Alguns grandes felinos são negros pela mesma razão que, em qualquer espécie, incluindo humanos, temos diferentes variações na cor da pele. Existem aspectos relacionados à melanina nos grandes felinos. A coisa interessante é que nem todas as espécies podem ser pretas. Nós não conhecemos nenhum puma negro. Nós não conhecemos nenhum tigre verdadeiramente negro. Nós sabemos que jaguares podem ser pretos... nós não conhecemos nenhum leopardo-das-neves preto. Ainda que possam haver tigres brancos. Esta é uma variação de cor que ocorre muito especificamente para certas espécies. 

Onde vivem leopardos negros e onças pretas? 

Jaguares vivem geralmente nas Américas – do norte do México ao norte da Argentina, em sua distribuição atual. Dentro dessa área, teoricamente pode ocorrer em qualquer lugar. Nós sabemos que a maioria dos jaguares negros ocorre na Amazônia – no escuro, na floresta profunda. Leopardos Negros podem ocorrer em qualquer lugar de sua distribuição tanto na Ásia quanto na África. Na África, eles são solitários, misteriosos e difíceis de encontrar – e frequentemente estão em cima de árvores, onde as pessoas não os podem ver e de onde atacam. 

Como poderíamos descrever o estilo de matar ou lutar do jaguar e do leopardo? 

Eu penso que a onça-preta é provavelmente um dos melhores artistas marciais do mundo, mas a mesma coisa poderíamos dizer de modo diferente dos leopardos negros ou leopardos em geral. Há uma razão pela qual as artes marciais têm formas que imitam esses felinos. Ver um leopardo, com sua agilidade e habilidade, é lindo. E eles não apenas atacam e derrubam o animal. Quando eles matam, eles frequentemente matam muito cirurgicamente. Leopardos não são tão grandes quanto tigres, mas eles frequentemente atacam presas similares porque eles vão para o pescoço e arrastam para baixo. Jaguares são muito mais poderosos do que leopardos, mas sua habilidade de matar muito rápido é o que aterroriza as pessoas. Para presas pequenas, arrancam literalmente a tampa craniana depois de puncionar (cravar) os caninos na cabeça. Com presas grandes, muitas vezes com o seu próprio tamanho e peso, eles puncionam os caninos na espinha vertebral e derrubam o animal.


Porque você acha que somos tão cativados por esses animais a ponta de criar heróis de gibis inspirados neles? 

Eu penso que humanos são cativados por qualquer coisa que aparenta ser fisicamente mais poderosa do que nós. Sim, nós temos armas e podemos matá-los, mas em um duelo, não teríamos nenhuma chance. Mesmo se estivesse com uma arma, esses animais se quisessem poderiam te matar. Eles provavelmente fariam isso enquanto morrem. Eu penso que o poder, a coragem, a agilidade, a ferocidade desses animais, mesmo que eles não matem pessoas, esses dois felinos se esforçam para não perturbar as pessoas, e poucas pessoas são machucadas por eles e relativamente pouco gado é perturbado por eles, mas fazemos deles um grande problema porque eles representam um poder e uma força que os humanos aspiram e imitam. 

Eu penso que o uso da pantera negra como um herói de quadrinhos, como algo que é poderoso e misterioso, vem absolutamente desses gatos. Um animal como uma onça preta ou uma onça em geral – eles têm uma máquina de forma muscular solidamente e massivamente constituída para um animal. Eles podem derrubar e matar coisas 10 vezes maiores do que o seu peso, muitas vezes o tamanho de seu corpo, com uma simples mordida no pescoço ou no crânio. Leopardos negros são muito esquivos e astutos, não tão poderosos quanto as onças, mas mais ágeis, capazes de saltar e chegar a lugares diferentes bem rápido, e frequentemente atacam suas presas de forma nunca vistas em leões e tigres ou outros grandes felinos. 

O super-herói é descrito como um gênio, um caçador e rastreador habilidoso, e um expert em lutas com força, velocidade e agilidade. Quais dessas características te lembram mais o que podemos ver na vida selvagem? 

Quando pessoas vão à África e veem leopardos negros e os comparam com outros grandes felinos, os leopardos parecem ser de muitas maneiras mais esperto. Os maiores felinos – tigres e leões – sofrem bullying deles em certas situações. Onças pretas e leopardos africanos pretos – panteras negras – se você quer chamá-los assim – são muito inteligentes, muito calculistas. Mesmo os cuidadores de zoológico que os têm em cativeiro dizem a mesma coisa. Você deixa a porta e uma gaiola aberta por algum tempo e parece que leões e tigres levam mais tempo para descobrir, quando conseguem, do que jaguares e leopardos. Eu acredito que o jaguar negro não é apenas poderoso, mas um dos mais indomáveis e inteligentes felinos do mundo.

Por: Angela Cave (Panthera.org). Tradução: Vandré Fonseca (O Eco).

0 comentários:

Postar um comentário