Translate / Traduzir

Navegando Na Internet e Plantando Árvores

Muda de árvore cultivada pelo GreenClick.
Converter o número de visualizações de um site na internet em árvores plantadas, com o objetivo de neutralizar a quantidade de dióxido de carbônico (CO2) emitida no processo de armazenamento dessa página em data centers. Esse é o trabalho da empresa brasileira GreenClick, voltada ao setor de tecnologia da informação.

Diferentemente de veículos automotivos e indústrias que lançam gases poluentes diretamente na atmosfera, os sites fazem isso de forma indireta. Nesse caso, a emissão do principal gás do efeito estufa é creditada às centrais de dados que armazenam as informações digitais das páginas na web. Isso ocorre porque esses equipamentos de armazenamento de dados são grandes consumidoras de energia elétrica, cujo processo de geração emite gás carbônico – se não for oriundo de fonte renovável.

“A nossa iniciativa calcula o volume estimado de energia gasto pelo site, e reverte isso em plantio de árvore para que possamos fazer a neutralização do CO2″, explica ao G1 Cecília Vick, de 32 anos, sócia da companhia.

Criada em janeiro, a empresa tem meta de plantar 10 mil árvores até o fim de 2014 – quantidade de plantas capaz de neutralizar a poluição gerada por um carro 1.0 que percorra uma distância equivalente a quatro voltas ao redor da Terra.

Burocracia e custos

Ex-funcionária de empresas de comércio eletrônico, a executiva observa que muitas companhias gostariam de ter práticas sustentáveis, mas esbarram na burocracia, nos processos para criar um processo interno ou nos altos custos.

Metodologia e selo

“Para mensurarmos quanto um site demanda de consumo [de eletricidade] e o quanto ele polui o planeta, a gente coletou as especificações técnicas dos maiores servidores do mundo. Com elas, checamos a quantidade de energia consumida e qual a quantidade de acessos são suportados”, explica Vick.

Depois de cruzar essas informações, a GreenClick constatou que é necessário o plantio de uma árvore a cada vez que uma página chega a ser visualizada 120 mil vezes por ano. Isso é o suficiente, nas contas da empresa, para neutralizar a emissão de 7 kg de CO2.

Cada árvore custa R$ 248. À medida que mais plantas forem incluídas no pacote, mais o preço cobrado por cada uma delas cai. O plantio de espécies nativas é feito em uma área no norte do Paraná, no município de Apucarana, pela parceira no empreendimento, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).

Depois do plantio, os sites são autorizados a incluir um selo indicando a conduta sustentável. A certificação possui um mecanismo que audita diariamente a quantidade de visualizações do site, de modo a alertar para a necessidade do plantio de uma nova árvore se a audiência da página crescer. O selo permite ainda aos internautas verem quantas árvores aquele site teve de plantar para neutralizar suas emissões.

Fonte: G1.

0 comentários:

Postar um comentário