Translate / Traduzir

A Comunicação Ambiental

Comunicação ambiental: você sabe o que é isso?
Comunicação Ambiental parece uma coisa simples, mas não é. Não se trata do fato de simplesmente usar uma mídia e falar sobre meio ambiente. A Comunicação Ambiental envolve universos distintos e dentre eles, os principais são o da comunicação, com suas mídias e todo seu alcance, e o meio ambiente, com suas particularidades.

Quando falamos em comunicação ambiental não temos a exata noção da proporção do que ela é capaz de abranger.  Ela certamente não se refere somente à comunicação que vemos nas grandes mídias, feita por grandes empresas. Este tipo de comunicação está inserido em cada setor da sociedade das mais diversas formas. Dentro de casa, na escola, no bairro e em boa parte dos lugares por onde circulamos, se repararmos bem, tem sempre alguém querendo dar uma atenção a mais à questão ambiental.

Para termos uma noção do que a Comunicação Ambiental é capaz de abranger, podemos notar que ela está diretamente ligada à atuação de órgãos governamentais como a Defesa Civil, empresas cujas atividades impactam o meio ambiente, órgãos reguladores, políticas públicas, enfim, é uma gama de setores e atividades que tentam promover a interlocução entre organizações governamentais ou não e sociedade.

Hoje em dia está na moda falar sobre meio ambiente. Mas, até que ponto esse monte de informação está ajudando a promover a mudança de atitude nas pessoas em prol de um mundo mais sustentável? Até que ponto a comunicação ambiental empresarial não passa de um greenwash?

Nesse caso, é intrínseca a diferenciação entre o que é de fato comunicação, o que se caracteriza pela bilateralidade e troca de informações e o que é propaganda, o que visa a promoção de uma marca ou produto, muitas vezes não levando em conta a opinião do receptor.

Sem dúvida o tema meio ambiente ocupa hoje um lugar de destaque na mídia mundial. Independentemente de qual for o enfoque, falar de meio ambiente hoje requer muito cuidado. As pessoas não admitem informações distorcidas e tendenciosas, sobretudo quando se fala de meio ambiente.

Exemplo disso foi a mineradora Vale, que no início do ano de 2012 recebeu o título de pior empresa do mundo. Apesar de todos os esforços da comunicação para que a Vale parecesse uma empresa ambientalmente e socialmente responsável, nada substitui ações de caráter verdadeiro quando se diz respeito aos direitos humanos, condições de trabalho e exploração da natureza. Para ler mais sobre o assunto, acesse: Estadão e G1.

A comunicação ambiental pode causar um estrago ou pode contribuir para a construção de pessoas ambientalmente mais conscientes. Depende de como ela é feita e de quais os interesses estão por trás.

A comunicação ambiental, assim como a comunicação como um todo, só depende do modo como é feita e utilizada. Quando respaldada por ações consistentes, pode ser a garantia de sucesso de uma empresa.

Fonte: Coletivo Verde. Por: Zilah Rodrigues, Dan Lima e Carol Guilen.

0 comentários:

Postar um comentário