Translate / Traduzir

Fornecendo Para Grandes Empresas Mais Sustentáveis

Muitas companhias já estão olhando além de seus muros e passaram a incluir os fornecedores no seu plano corporativo pela Sustentabilidade

Como bons empreendedores estamos todos os dias analisando que oportunidades temos para faturar mais, ampliar o nosso negócio e estar à frente da concorrência. Geralmente acabamos fazendo milhares de ações que consomem nossa energia e, principalmente, nosso precioso tempo nessa corrida dos negócios. 

Uma boa oportunidade para quem acredita no movimento da Sustentabilidade é tornar-se fornecedor de uma grande empresa que se diz mais sustentável. Será que isso é possível? 

Sim, pois cada dia mais as grandes empresas, principalmente as multinacionais, estão trabalhando o tema do desenvolvimento sustentável não só dentro dos seus produtos, serviços e processos, mas também na sua cadeia de valor. O que isso significa isso? É que essas empresas já começaram a olhar além dos seus muros e passaram a incluir no seu plano corporativo de Sustentabilidade seus fornecedores, os fornecedores de seus fornecedores, seus distribuidores, os pontos de vendas e outros parceiros. 

Tais empresas começam pela seleção de seus fornecedores, exigindo deles excelência na qualidade das matérias-primas, além da conduta ética esperadas em relação a temas como respeito ao meio ambiente e não discriminação de pessoas, entre outros. Empresas como Nestlé, Philips, L’Oréal e Diageo fazem auditorias nos seus principais fornecedores para garantir uma conduta ética e responsável além dos muros da própria corporação. Nesse processo, muitas empresas costumam capacitar seus fornecedores nas questões que julgam importantes, algumas delas fundamentais para a manutenção da vida no planeta. 

A Anglo American, mineradora com grande atuação no país, por exemplo, possui o Código de Desenvolvimento Sustentável do Fornecedor, que contempla temas como segurança e saúde ocupacional, emprego e condições de trabalho, cidadania corporativa, gerenciamento ambiental, integridade empresarial e ética, entre outros. Por meio de vários indicadores, a empresa leva o fornecedor a refletir e buscar melhorias nos temas abrangidos pelo código. 

Logicamente, todo este processo faz parte do esforço da empresa para minimizar riscos e evitar que sua imagem apareça na mídia de forma negativa, como, por exemplo, ser citada pela imprensa por causa de fornecedores que estejam utilizando mão de obra análoga à escrava, como foi o caso de várias grandes varejistas do ramo têxtil, que foram flagradas comercializando roupas feitas por cidadãos bolivianos tratados como escravos por fornecedores do bairro do Brás, em São Paulo. Ou ainda ter destaque na imprensa por empregar mão de obra infantil, como uma empresa química cujos “quarteirizados” estavam utilizando crianças para extrair talco para os seus produtos químicos. 

E de que modo o empreendedor pode entrar numa lista de fornecedores mais sustentáveis? 

Como tudo na vida, o processo deve ser feito passo a passo. Primeiramente, é necessário que ele realmente acredite no movimento em favor da Sustentabilidade. E que não seja apenas um entusiasta, mas que o tema passe a fazer parte do seu modelo de negócio. Que invista tempo e inteligência nessa empreitada. 

Outro ponto importante: se você se considera um empreendedor ético e responsável, acredita que os seus valores e o seu código de ética funcionam no dia a dia com os funcionários e com os outros stakeholders, só falta transformar isso num documento escrito, oficial e amplamente divulgado, e que seus funcionários sejam treinados no seu conteúdo. As empresas mais sustentáveis darão maior crédito para o seu empreendimento. 

Certificações como a ISO 14.001, a OHSAS 18.001, a ISO 26.000 e a ISO 9.001, entre outras, podem ajudar a dar credibilidade à sua organização, principalmente se você já adota atitudes cotidianas que cooperam com isso. 

Outra ação é cadastrar seus projetos em prêmios nas categorias socioambientais, para que seu empreendimento ganhe algumas menções de referência no mercado. 

Por fim, é preciso que você coloque foco naquilo em que acredita e que, de forma planejada, está sendo inserido na estratégia de negócios e de vendas. A Sustentabilidade é um mundo de oportunidades!

Por: Marcus Nakagawa. Sócio-diretor da iSetor.

0 comentários:

Postar um comentário