Translate / Traduzir

Várias Variáveis de Um Ambiente Secular

No início dos tempos das sociedades humanas (na era antes de Cristo) - quando o mundo era centralizado e tinha uma concentração em torno de 6 milhões de habitantes por volta do ano 10.000 a.C. -, as terras eram vastas, férteis e sem dono. Hoje, globalizado, o mundo é habitado por mais de sete bilhões de pessoas que disputam por água e por um pedaço de terra para assentar sua família. Desde sua gênese, há quatro bilhões de anos, o planeta tal qual conhecemos sempre passou por períodos de eventos extremos como secas intensas e invernos rigorosos, alterações nas configurações geológicas dos continentes e até mesmo extinção de fauna e flora e surgimento de novas espécies. Tudo isso ocorrendo em intervalos que poderiam levar séculos ou milênios; da Era Mesozoica (há 251 milhões de anos) à última Era do Gelo (há 20 mil anos); de Pangeia (há 540 milhões de anos) ao descobrimento das Américas (oficialmente em 1492). 

Se aceitarmos a ideia de que o globo terrestre é um "ser vivo" complexo com características e singularidades sem paralelo com outros planetas já catalogados, é muito fácil deduzir que fenômenos ambientais são inevitáveis e necessários, pois do contrário não existiria vida na Terra. A vida se transforma, se multiplica e depende intrinsecamente de um ambiente saudável para sustentar suas necessidades básicas, daí entende-se que o tamanho e o rápido crescimento da população impactam diretamente no meio em que se vive, agravando situações regionais como distorções políticas, guerras civis e o uso de tecnologias de alto carbono como justificativas para reivindicações por mais espaços e mais recursos. 

Nos tempos atuais, em que a exploração de petróleo e a mineração alavancaram o progresso pelo mundo com suas consequências positivas e negativas, as atividades antrópicas de grande potencial poluidor aos ecossistemas dão um tom cada vez mais cinza ao planeta à medida em que perturbam a atmosfera e o clima, contaminam o solo e os oceanos e contribuem para a escassez da água. Face à problemática ambiental contemporânea, a apatia de seres humanos que varrem a consciência para baixo do tapete reflete costumes orientados pela cultura do desperdício, fazendo pesar a carência de outros milhares de indivíduos vítimas da míngua de víveres. 

A biosfera é um ambiente secular onde inúmeros processos físicos, químicos e biológicos estão acontecendo a todo momento e isso envolve várias variáveis, múltiplas escalas de tempo e espaço, apresentam comportamentos não lineares e componentes aleatórios. Tudo está conectado do começo ao fim! Mitigar os danos provocados à natureza - que reclama suas dores à sociedade global em forma de crises e intempéries - exigirá de todos nós mais cooperação e uma visão holística que nos obrigue a pensar, prever, controlar e educar para que através de representações de condições adversas encontremos soluções. Modelagem ambiental é de essencial importância.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEcoTécnico em Meio Ambiente pela FUNCEFET (RJ).

Em síntese/Fica a dica:

"Problemas relacionados a fenômenos ambientais - naturais ou antrópicos - comportam-se de maneira não linear ou aleatória. Com o intuito de prevenir e mitigar danos, um trabalho eficiente se faz com observação, estudo de caso e acompanhamento de indicadores para modelar situações e solucionar na prática. Resolver questões que afetam o meio ambiente vai além de meramente cumprir obrigações legais, requer uma ampla percepção de mundo e, acima de tudo, comprometimento e ecoconsciência.Cônscio Gusnob.  

0 comentários:

Postar um comentário