Translate / Traduzir

Vida Lépida Vida

A sina de todo ser vivente é andar, andar e andar, o mais rápido possível, tentando se ajustar ao ritmo de um mundo deveras rigoroso - extremamente imediatista e que valoriza a competitividade a qualquer custo, o egoísmo e a superficialidade. Viver entre tantas adversidades já é uma grande ousadia para nós meros mortais, quase um ato de loucura, pois é preciso ter nervos de aço para que você não fique desvairado. 

A modernidade criou a cultura do isolamento, os círculos sociais são cada vez mais fechados e amizades verdadeiras estão à beira da extinção - tudo isso estimulado pela busca desesperada ao status e às verdíssimas notas de cem. Não tenho nada contra a ascensão. A futilidade e a ostentação são o que me incomodam. 

Hoje, a maioria das pessoas tem acesso à rede mundial de computadores e à telefonia celular, mas ninguém se fala ou evita contato; a impressão que se tem é que o correio eletrônico já caiu em desuso (como a carta tradicional) e que as linhas estão constantemente fora de área ou desligadas. 

Consequentemente, os raros encontros são meramente casuais, a pressa - amiga da rotina - virou um hábito, a labuta virou um vício e o estresse e a depressão viraram casos de saúde pública. Onde vamos parar??? Parecemos um bando de cachorros loucos babando e a vagar sem rumo!!! 

Os ditames e as pressões da vida agitada que levamos faz de nós indivíduos invariavelmente assoberbados conforme as exigências de um novo tempo - altamente tecnológico e consumista. Perde-se então a motivação, a espontaneidade, a criatividade e o senso crítico que são soterrados por uma avalanche de tédio e frustração. 

A sensação de vazio e sentir-se ilhado são inevitáveis, podendo desenvolver um estado de tristeza profunda; é quando o ser humano adoece devido à soma de todos esses fatores. 

O ócio criativo é necessário para pensar, viver melhor e a higiene mental é um excelente remédio para o espírito. 

Mantenha contato com o bem-estar, abrace seus amigos e não tenha vergonha de expor seus sentimentos. 

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco. Técnico em Meio Ambiente pela FUNCEFET (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário