Translate / Traduzir

Chance de Limitar Aquecimento Global a 2ºC é de 5%, aponta estudo

Há uma chance de 5% de limitar o aquecimento global médio abaixo de dois graus Celsius, o objetivo estabelecido no Acordo de Paris sobre o clima de 2015, disseram pesquisadores. 

E as chances de atingir a meta preferencial de 1,5ºC, também prevista no pacto assinado por 196 países, é de apenas 1%, segundo o estudo Continued Increase of Extreme El Niño Frequency Long After 1.5°C Warming Stabilization, publicado em 24/07/2017 na revista Nature Climate Change

Uma equipe de especialistas baseada nos Estados Unidos usou projeções de crescimento populacional para estimar a produção futura e as emissões de carbono relacionadas com a queima de combustíveis fósseis. 

Com base nesses dados, “a provável variação de aumento da temperatura global é de 2ºC a 4,9ºC, com uma média de 3,2ºC e uma chance de 5% de que será inferior a 2ºC”, ​​escreveram. 

Seus cálculos não foram baseados em previsões do pior cenário de uso inalterado de energia, disse a equipe, e abrangiam os esforços para reduzir o uso de combustíveis fósseis. 

No entanto, não preveem a possibilidade de uma mudança súbita e maciça para as energias renováveis. 

“Alcançar o objetivo de menos de 1,5ºC de aquecimento exigirá que a intensidade do carbono decline muito mais rápido do que no passado recente”, escreveu a equipe. 

As nações do mundo concluíram anos de complicadas negociações há dois anos ao assinarem o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. 

Elas se comprometeram a manter o aquecimento global “bem abaixo” de 2ºC em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial e a lutar para limitar o aumento das temperaturas abaixo de 1,5ºC, em uma tentativa de evitar a subida do nível dos mares, as secas, as tempestades e outros efeitos climáticos. 

O painel de ciência climática da ONU recomenda um corte de 40-70% nas emissões de gases de efeito estufa dos combustíveis fósseis até 2050 em relação aos níveis de 2010. 

O Acordo de Paris é menos preciso, buscando apenas que as emissões atinjam seu auge “o mais rápido possível”. 

A ONU estima que a população mundial aumentará de cerca de 7,5 bilhões hoje para 11,2 bilhões até 2100, aumentando a pressão sobre os recursos energéticos.


0 comentários:

Postar um comentário