Translate / Traduzir

Google Atinge 100% em Compensação Energética Renovável em Todo o Mundo

Centro de processamento de dados do Google em Eemshaven, Holanda.

Google anunciou em 04/04/2018 que adquiriu energia renovável para compensar 100% do uso energético da empresa. Mas isso significa que ela utiliza somente energia renovável? Não. 

Tal qual empresas que compram créditos de carbono, a compensação energética apresentada pelo Google é representada pelo investimento em modelos sustentáveis para cada parcela de energia não renovável utilizada pela gigante. 

"Ao longo de 2017, em todo o mundo, para cada quilowatt-hora de eletricidade que consumimos, compramos um quilowatt-hora de energia renovável de um parque eólico ou solar construído especificamente para o Google. Isso nos torna a primeira nuvem pública, e companhia do nosso tamanho, a ter alcançado esse feito", escreveu Urz Hölzle, vice-presidente para estruturas técnicas do Google em postagem oficial. 

Gráfico mostra compensação energética de gigantes mundiais [clique na imagem para ampliar!].

Ao todo, de acordo com Hölzle, a empresa investiu mais de 3 bilhões de dólares em energia renovável durante o ano. Em 2016, a empresa já tinha 57% do pagamento de seus déficits energéticos renováveis em todo mundo. "Nesse mesmo ano, assinamos um número recorde de novos contratos para empreendimentos eólicos e solares que ainda estavam em construção. Esses projetos começaram a operar em 2017 - e essa produção adicional de energia renovável foi suficiente para cobrir mais de 100% do que usamos durante todo o ano", explica na nota. 

A empresa agora afirma que a construção de novos data centers e escritórios será feita a partir da perspectiva de uso de energia renovável. Contudo, ao passo em que há regiões nas quais não há oferta deste tipo de energia, a empresa se compromete em colaborar com o fomento do mercado. 

"Queremos chegar a um ponto em que as energias renováveis ​​e outras fontes de energia livres de carbono realmente impulsionem nossas operações a cada hora de cada dia. Será necessária uma combinação de estruturas de tecnologia, política e novos negócios para chegar lá, mas estamos animados com o desafio", acredita Hölzle

Atualmente, o Google é a principal empresa em termos de compra de energia renovável no mundo, seguida de Amazon, Microsoft e Apple.

Por: Wagner Alves (CanalTech). Fonte: Google.

0 comentários:

Postar um comentário