Translate / Traduzir

Responsabilidade Social Empresarial — O Poder da ISO 26000

O que é uma empresa Socialmente Responsável? Para que possamos compreender melhor esse conceito, temos de identificar o lugar que a empresa ocupa na sociedade. 

O papel de uma organização vai além da geração de riquezas e de empregos. Para se ter uma ideia, das 100 maiores economias do planeta, mais de 50 são empresas, ou seja, as empresas detêm além de um grande poder econômico, o poder político e social.


As empresas também têm influência direta sobre as partes interessadas, também chamados stakeholders, que são as partes diretamente ou indiretamente afetadas por uma determinada atividade ou empreendimento, como: colaboradores, comunidade, meio ambiente (entorno físico), sócios, investidores, clientes, fornecedores, município, estado, país, e até do mundo, dependendo do porte da organização.

Para que uma organização seja considerada Socialmente Responsável, deve primar pelo Desenvolvimento Sustentável, ou seja, deve ser socialmente justa, ambientalmente correta e apresentar viabilidade econômica em seus negócios. Além disso, as organizações geram lucros e são responsáveis pela distribuição dos mesmos, através de seus colaboradores, e movimentando a economia local/regional. 

É fundamental que as organizações sejam comprometidas no âmbito legal, cumprindo com leis e normas municipais, estaduais e federais, além de cumprir com os requisitos legais exigidos pelas normas internacionais, como as normas da ISO, quando aplicável. 

A empresa precisa cumprir com a normas que têm impacto direto em suas atividades e operações, cumprindo com suas obrigações. As questões legais também estão ligadas às práticas de Compliance e Governança. 

Em termos didáticos, Compliance significa estar absolutamente alinhado às normas, controles internos e externos, além das políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. O Compliance assegura que a empresa cumpra à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro dos padrões exigidos no segmento, nas esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética. Para uma empresa que deseja se consolidar no mercado no longo prazo, é necessário alinhar sua função de compliance aos objetivos estratégicos, missão e visão da companhia. 

A Governança Corporativa vai além de elaborar normas e procedimentos. É um conjunto de processos que norteiam a forma como uma organização é administrada. A Governança assegura que os interesses dos administradores estejam alinhados aos interesses dos donos do negócio, promovendo a cultura de prestação de contas em uma organização. As empresas dependem das pessoas para conduzir seus processos, e é importante que haja monitoramento para minimizar impactos em caso de deslizes. Sendo assim, a regulação da relação entre administradores e donos é realizada basicamente, através de regras, auditorias e restrições de autonomia. 

Todas os pontos abordados para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), no âmbito ético, social e ambiental, são fundamentais para sua efetividade, mas para que tudo isso seja consolidado, as empresas precisam ir além do que a legislação exige. A empresa precisa demonstrar através de ações que tem de fato compromisso com a sociedade, se antecipando às possíveis mudanças, chegando na frente, fazendo mais que sua obrigação. 

ISO 26000 como ferramenta na Responsabilidade Social Empresarial 

A ISO 26000, publicada em 2010, dá diretrizes sobre Responsabilidade Social. A norma surgiu para auxiliar as empresas, e se tornou uma poderosa ferramenta nesse processo, contribuindo para a compreensão dos objetivos da Responsabilidade Social e para o planejamento de suas ações. 

Com foco na responsabilidade socioambiental, essa norma tem caráter voluntário e não busca a certificação, podendo ser incorporada por empresas que já tenham experiência com RSE e queiram desenvolver mais este aspecto, ou por empresas que estejam começando a desenvolver projetos de sustentabilidade. 

A ISO 26000 pode ser adotada por qualquer empresa, independente de sua origem, atividade ou porte, e como toda norma, estabelece diretrizes para conduzir a empresa no desenvolvimento da RSE, abrangendo os seguintes aspectos: 

  • Informações sobre responsabilidade social e sustentabilidade: termos, conceitos, definições, histórico, características;
  • Práticas e princípios referentes à responsabilidade social;
  • Comportamento ético e transparente da organização;
  • Implementação do comportamento responsável dentro da empresa, integração e promoção deste comportamento;
  • Conformidade com a legislação e políticas socioambientais. 

Basicamente, a Responsabilidade Social se expressa pelo desejo e propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios, se responsabilizando pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis, e consistente com as normas internacionais. 

É necessário que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, e seja praticada em suas relações, levando em consideração os interesses das partes interessadas. 

A ISO 26000 é pautada nos seguintes princípios: 

  • Meio Ambiente;
  • Direitos Humanos;
  • Práticas de Trabalho;
  • Práticas justas de operação;
  • Governança Organizacional;
  • Desenvolvimento Social;
  • Respeito ao Consumidor. 

A norma trata do engajamento, identificação de partes interessadas e diversas outras informações referentes à responsabilidade social de uma organização. Por ser uma norma de aplicação voluntária, o interesse da empresa em adotar esse comportamento socialmente sustentável é essencial. 

A aplicação do conceito de Responsabilidade Social em uma empresa não é tarefa fácil, principalmente por se tratar de uma mudança cultural nos processos da organização, aliando as ações sociais ao objetivo essencial de uma empresa, que é a geração de lucro. 

Para que isso aconteça, é necessário minimizar os riscos, operando de maneira sustentável. A adoção da ISO 26000 traz muitas vantagens para a organização e a comunidade, dentre elas: 

  • Assegura uma imagem positiva perante a sociedade;
  • Aprimora a Gestão de Riscos e de Crise;
  • Fideliza o cliente e cria um diferencial competitivo;
  • Provoca impactos positivos na comunidade;
  • Retém talentos e motiva os profissionais (afinal todos querem trabalhar em um ambiente seguro e saudável);
  • Aumenta a produtividade;
  • Atrai parceiros inclinados a colaborar com as causas sociais;
  • Gera oportunidades para as pessoas impactadas com as ações da empresa;
  • Previne a escassez de recursos naturais utilizados pela organização.

Sem dúvidas o estudo e a observação das diretrizes da ISO 26000 é de extrema importância para a criação de uma nova cultura organizacional. A Responsabilidade Social Corporativa deve ser expressada ainda, através dos valores da organização, que servem de base para sua consolidação, por exemplo: 

  • Sustentabilidade: Uso responsável e racional dos recursos naturais;
  • Comunidade: Redução de impactos de vizinhança, geração de renda, e elevação da qualidade de vida;
  • Educação: O conhecimento gera excelência nas atividades e operações;
  • Diversidade: Diálogo, enriquecimento e fortalecimento das relações corporativas;
  • Inovação: Desenvolvimento de processos, produtos e serviços mais eficazes, inteligentes e sustentáveis.

A Responsabilidade Social é um processo contínuo que preza pela redução de impactos negativos no meio ambiente e comunidade, trazendo possibilidades inovadoras, e portanto, não deve ser limitada. O ideal é que busquemos nos aprofundar no tema para desenvolver meios de colocar a Responsabilidade Social em prática nas empresas. 

Como profissionais, devemos estar atentos ao que vai além da nossa atuação, auxiliando as empresas a ter uma visão mais ampla de negócio. É interessante que façamos o mapeamento dos impactos de operação, apresentando soluções viáveis para reduzi-los, bem como criar ações preventivas que beneficiem a sociedade como um todo. 

Espero ter contribuído!

Por: Gisela Ramos; gestora ambiental e sanitarista, especialista em Gestão Integrada (QSMS-RS). Fonte: LinkedIn.

0 comentários:

Postar um comentário