Translate / Traduzir

Painel Solar Transparente Pode Gerar Energia na Tela do Seu Celular

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, criou um tipo de painel solar transparente. Quando colocado em uma janela, por exemplo, o sistema consegue gerar energia sem bloquear a visão das pessoas. 

O painel solar é feito com um tipo de plástico. Como é diferente de modelos tradicionais, o sistema pode ser aplicado em janelas, prédios, telas de smartphones e outras superfícies com o objetivo de gerar energia solar. 

A tecnologia canaliza as ondas emitidas pelo sol, como ultravioleta e infravermelho, para as células solares. Segundo o cientista Richard Lint, líder da pesquisa, o painel parece transparente porque os materiais não absorvem ou emitem energia em um espectro visível. 

Atualmente, o painel converte 1% da luz que passa por ele em energia. Mas os cientistas planejam fazer melhorias na tecnologia para que seja possível converter de 5% a 7%. 

Painéis solares transparentes não são novidade. Mas, segundo o comunicado da universidade, as invenções feitas até agora tinham uma produção de energia pouco eficiente. 

A tecnologia ainda está em um estágio inicial, mas os pesquisadores acreditam que há potencial de uso comercial ou industrial, com um custo acessível e de maneira menos invasiva do que os métodos tradicionais.

Por: Vanessa Daraya (Planeta Sustentável).

0 comentários:

Postar um comentário