Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, criou um tipo de painel solar transparente. Quando colocado em uma janela, por exemplo, o sistema consegue gerar energia sem bloquear a visão das pessoas.
O painel solar é feito com um tipo de plástico. Como é diferente de modelos tradicionais, o sistema pode ser aplicado em janelas, prédios, telas de smartphones e outras superfícies com o objetivo de gerar energia solar.
A tecnologia canaliza as ondas emitidas pelo sol, como ultravioleta e infravermelho, para as células solares. Segundo o cientista Richard Lint, líder da pesquisa, o painel parece transparente porque os materiais não absorvem ou emitem energia em um espectro visível.
Atualmente, o painel converte 1% da luz que passa por ele em energia. Mas os cientistas planejam fazer melhorias na tecnologia para que seja possível converter de 5% a 7%.
Painéis solares transparentes não são novidade. Mas, segundo o comunicado da universidade, as invenções feitas até agora tinham uma produção de energia pouco eficiente.
A tecnologia ainda está em um estágio inicial, mas os pesquisadores acreditam que há potencial de uso comercial ou industrial, com um custo acessível e de maneira menos invasiva do que os métodos tradicionais.
Por: Vanessa Daraya (Planeta Sustentável).
0 comentários:
Postar um comentário