Translate / Traduzir

O Que É Responsabilidade Socioambiental?

Muito se diz hoje sobre meio ambiente, efeito estufa, uso racional dos recursos não-renováveis, em reaproveitamento e reciclagem de materiais. Ótimo! Mas, pouco (ou nada) se fala em responsabilidade socioambiental, que nada mais é do que fazermos a nossa parte englobando todos os itens citados acima. E, principalmente, dentro das empresas, sendo os escritórios com maior potencial em se discutir e realizar com êxito essa responsabilidade. 

A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades fazendo com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores, representando o seu compromisso contínuo com a ética e o desenvolvimento econômico promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida como um todo. 

Porém, a empresa só terá sucesso socioambiental se for capaz de ouvir os interesses das diferentes partes (sócios, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los na sua realidade local, tornando-se, assim, mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade em longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial. 

Para tal, basta que a responsabilidade socioambiental seja aplicada não somente ao produto final e sim ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo, ou seja, do atendimento telefônico à entrega dos documentos ao cliente, do responsável pela limpeza ao diretor-executivo da empresa. 

Um exemplo simples e fácil de visualizar é a impressão de documentos em demasia. A economia que se fará em documentos digitalizados em PDF e enviados ao cliente por e-mail reduz o custo em papéis, tonners e afins. Com essa economia, melhorias podem ser realizadas na empresa e até mesmo retornar como bônus salarial ao funcionário que, sentindo-se valorizado por esse ato, se encarregará de dar continuidade a esse conceito tão difundido atualmente: responsabilidade social de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Vitrine Publicitária. Por: Vanessa Nóbrega.

0 comentários:

Postar um comentário