Translate / Traduzir

Eco ou Caô?

Hoje em dia não existe marketing melhor para um produto do que se declarar ecologicamente correto, porém cabe a nós consumidores conferirmos se tal propaganda realmente faz jus ao que é pregado no rótulo ou se não passa de mero greenwashing. Na embalagem (reciclável) da esponja de aço Bombril Eco diz que o produto é "100% ecológico" e não acumula bactérias, além de voltar ao estado original como minério de ferro quando descartado na natureza. Até aí tudo bem, a informação salta aos olhos e ficamos satisfeitos em saber que tal produto contribui para a preservação do meio ambiente. 

Deve-se destacar que o produto é composto de aço carbono e sua fabricação exige o consumo de muita energia e extração de recursos naturais. Produto 100% ecológico não existe, é relativo. Um produto pode ser mais ecológico que outro, mas não em sua totalidade. Uma moto abastecida com etanol (substância orgânica extraída da cana ou do milho) é mais ecológica que aquela movida à gasolina - levando em consideração que elas sejam da mesma marca e modelo. Mas tanto uma quanto à outra jamais se comparam a uma bicicleta no que se refere a impacto ambiental. A mobilidade do 'camelinho' ou da 'magrela' não emite poluentes.

O ponto positivo é que, ao contrário da esponja sintética que não se decompõe facilmente na natureza, a esponja de aço é biodegradável.

Por: Gustavo Nobio. Sustentabilista, comunicador ambiental, articulista e administrador de conteúdo da mídia online #SenhorEco.

0 comentários:

Postar um comentário