Translate / Traduzir

#FiquePorDentro: Gestão de Facilidades

A palavra facilidade vem do latim facilitas-atis e já era utilizada no século XVI para denominar o ato de auxiliar e tornar mais fácil alguma ação. Seguindo esse conceito, poderíamos dizer que a Gestão de Facilidades é a combinação otimizada de esforços que visam facilitar as atividades de todas as áreas de uma organização. Dentro de uma cadeia de valores, essa é a área responsável pelas atividades de suporte e infraestrutura, sendo mais um dentre os elos da dinâmica organizacional, na busca de vantagem competitiva e sobrevivência das organizações.

Pela definição do International Facilities Management Association (IFMA), G.F. é uma profissão que abarca múltiplas disciplinas, para assegurar a funcionalidade do ambiente, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia. Essa denominação demonstra a abrangência da área dentro das organizações e a necessidade de captação de novos conhecimentos, pois se trata de uma atividade dinâmica e agregadora, centrada em serviços.

O termo "gestão de facilidades" originou-se por volta de 1960 nos Estados Unidos da América, para descrever o crescimento de práticas de terceirização dos serviços bancários, responsáveis pelo processamento de cartões de créditos e outras transações. Sua definição é controversa tanto na Inglaterra como nos E.U.A. - países pioneiros nas práticas de facilities -, pois poderia abranger uma série de atividades, dependendo da complexidade do negócio envolvido.

Dificilmente poderíamos estabelecer com precisão quando a percepção ou a necessidade pela obtenção de facilidade surgiu. Se imaginarmos que a ocupação do homem foi direcionada, ao longo dos tempos, para as áreas geográficas mais nobres como aquelas providas de água, de solo fértil, de alimentos e de outras comodidades, o surgimento informal do conceito nos segue desde os primórdios.

Mesmo em tempos recentes, podemos verificar, por exemplo, pelos dados demográficos do Brasil, que a concentração da população é mais intensa nas regiões costeiras  ou nos grandes centros. Isso demonstra que o ser humano, naturalmente, busca facilidades. Falar de facilidades é, sobretudo, falar no atendimento de interesses, egos, vaidades, riscos e crises.

Fonte: Gestão de Facilidades (livro). Autores: Robson Quinello e José Roberto Nicoletti.


EXEMPLOS DE SERVIÇOS DE FACILIDADES 
       
Serviços ao cliente

Os serviços ao cliente (client services) são os serviços de suporte interno aos departamentos e funcionários de uma organização (clientes internos), que se destinam a facilitar a realização das suas atividades principais e a garantir o seu bem estar no espaço de trabalho. Entre estes serviços estão os de arquivo (arquivamento e destruição de documentos confidenciais), restauração e fornecimento de alimentos, hospitalidade (gestão de salas de reuniões, atendimento e gestão de ginásios para funcionários), correio, reprografia e gestão da segurança e saúde ocupacionais.

Serviços de gestão energética

Os serviços de gestão energética (energy management) destinam-se a gerir os consumos de energia e água da organização, com o objetivo de reduzir os seus custos com estas áreas e a contribuir para a sua política de sustentabilidade ambiental. Frequentemente, estes serviços ocupam-se também da gestão da produção de resíduos por parte da organização e destinação adequada e ecologicamente correta.

Serviços de engenharia

Os serviços de engenharia (engineering services) incluem normalmente os serviços rígidos (hard services) na área da manutenção técnica das instalações e a realização de projetos técnicos. Entre eles inclui-se a manutenção de sistemas críticos para o funcionamento das instalações e a operação da organização. Este tipo de serviço é normalmente assegurado por pessoal técnico altamente especializado como engenheiros e arquitetos.

Serviços de operações de edifício

Os serviços de operações de edifício (building operations) - também referidos como "serviços de facilidades (facility services)" em sentido restrito - incluem os serviços macios (soft services) de conservação dos espaços e equipamentos da organização. Entre eles estão a manutenção preventiva e pequenas reparações, a limpeza dos espaços, o serviço de informações e encaminhamento de pedidos, a segurança e o serviço de mudanças.

Fonte: Wikipédia.

0 comentários:

Postar um comentário