Translate / Traduzir

COP-23: Discordância Americana, Urgência Climática e Reflexão Brasileira

Decisões ambientais importantes resultaram de negociações feitas em edições anteriores da conferência, como o Acordo de Paris, negociado na COP21, em 2015.

A 23ª Conferência do Clima (COP-23), que ocorreu de 6 a 17/11/2017 em Bonn, na Alemanha, reuniu delegações de países ao redor do mundo, ONGs, empresas, institutos de pesquisas climáticas e cientistas para juntos apresentarem novos dados, negociarem propostas e reforçarem seu comprometimento com o Acordo de Paris. O Acordo, criado na COP de 2015 e assinado oficialmente em 2016, tem sido alvo de preocupação ao redor do mundo desde junho de 2017, quando o presidente norte-americano Donald Trump anunciou que os EUA, uma das nações que mais explora combustíveis fósseis, não fariam mais parte dele

Sendo este ano a primeira vez em que os EUA não teriam absoluto posicionamento pró-redução de gás carbônico, como era o caso dos representantes enviados pelo ex-presidente Obama, a expectativa para a participação da delegação norte-americana na COP-23 era grande. Pela primeira vez em quase 4 anos, relatórios científicos prevêem que emissões de efeito estufa aumentaram mundialmente este ano, notícia que causou extrema sensação de urgência para a conferência. A dualidade dos EUA aumentou as dúvidas. 

A delegação oficial dos EUA, integrada em sua maior parte por representantes da indústria de combustíveis fósseis, como executivos da Peabody Energy (a maior empresa do mundo de combustíveis de carvão) e da NuScale Power (empresa que desenvolve reatores nucleares), chocou o público da COP-23 ao espalhar ceticismo sobre a credibilidade dos dados científicos que comprovam o aquecimento global. Eles também deram palestras explicando os tweets de Donald Trump sobre as mudanças climáticas atuais serem uma enganação fabricada pelo governo chinês. De acordo com a repórter do New York Times Lisa Friedman, o escritório da delegação permaneceu fechado para entrada de outros oficiais pela maior parte da cúpula – o que parece ser ao menos simbólico, além de preocupante. 

A insegurança criada pela indiferença dos EUA foi abafada pela outra delegação norte-americana presente, o US Pavilion, que tomou as rédeas e prometeu aos diplomatas presentes que os EUA cumprirão sua promessa e trabalharão para atingir as metas determinadas no documento. Neste grupo, está o prefeito de Nova Iorque, Mike Bloomberg, que já doou USD$15 milhões para o combate às mudanças climáticas e luta pela permanência dos EUA no Acordo de Paris, assim como o ex-vice presidente Al Gore e outros ativistas e empresários norte-americanos. “Estamos dentro”, disse Bloomberg em entrevista ao New York Times. “[O público norte-americano] reconhece que há um problema e que devemos ajudar a solucioná-lo se queremos ter algum futuro neste mundo.” 

A discordância entre delegações americanas foi vista não só nas propostas para o futuro dos acordos climáticos, mas nas suas interações com o público de Bonn e participantes do evento. Friedman também fez questão de registrar o “pavilhão” instalado com o patrocínio de Bloomberghttps://twitter.com/LFFriedman/status/929024312706764801.

Compromissos norte-americanos feitos sob o governo Obama de cortar emissões em pelo menos 26% (comparado a níveis de 2005) até 2025 deverão ser mantidos já que Trump não pode oficialmente retirar o país do Acordo de Paris até 2020. 

Enquanto isso, a delegação brasileira, liderada pelo negociador-chefe e embaixador Antônio Marcondes, pediu que países desenvolvidos façam suas partes nas propostas delineadas no Protocolo de Kyoto (estendido até 2020). O Brasil reafirmou suas próprias promessas ao Acordo de Paris, como redução de 37% das emissões de carbono até 2025 e em 23% até 2030. As reduções estão previstas para afetar setores da economia como produção de energia de fontes renováveis e o desmatamento ilegal da Amazônia

O relatório divulgado pelo Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) revelou que as emissões brasileiras de gás carbônico aumentaram 9% em 2016. “Há uma contradição muito grande entre o que é apresentado no discurso internacional e o que é feito na prática”, constatou Sonia Guajajara, representante latina em Bonn, sobre o Brasil

Marcondes enfatizou que por mais que o Brasil peça melhorias à comunidade internacional, internamente é necessário um empenho maior para conseguir equipará-lo aos esforços mundiais de combate a mudanças climáticas: “Apelo para o Congresso [] para que a gente possa avançar na ambição das metas climáticas”, disse Marcondes. Para a delegação brasileira, soluções como melhor regulamentação das leis climáticas e fortalecimento de iniciativas ambientais são o caminho que o país deve prosseguir o quanto antes. 

Por: Carolina Reis do Nascimento; estudante de Economia e Administração na Northeastern University, em Boston. Fonte: Poder360.

0 comentários:

Postar um comentário