Translate / Traduzir

Brasil Foi País Que Mais Perdeu Florestas Tropicais Nativas Em 2018

Pasto em área desmatada da Amazônia.

Estudo aponta que mundo perdeu uma área do tamanho da Bélgica de florestas tropicais primárias no ano passado, tipo de vegetação que têm maior impacto em termos de emissões de carbono e biodiversidade. 

O mundo perdeu 12 milhões de hectares de florestas tropicais em 2018, o equivalente ao território da Nicarágua, afirmou a ONG ambientalista World Resources Institute (WRI). 

O ano de 2018 foi o quarto pior em termos de desmatamento de florestas tropicais, depois dos anos de 2016, 2017 e 2014, desde que o WRI começou sua cartografia, em 2001, acrescentou o relatório anual, elaborado pelo projeto Global Forest Watch, com base em dados compilados pela Universidade de Maryland a partir da análise de imagens de satélite. 

"É tentador saudar um segundo ano de declínio após o pico de 2016", com 17 milhões de hectares de perdas, disse Frances Seymour, pesquisadora do WRI. "Mas, se olharmos para os últimos 18 anos, está claro que a tendência geral ainda é de aumento", ressalvou. 

Dos 12 milhões de hectares perdidos, 3,64 milhões de hectares são de florestas tropicais primárias, também chamadas de florestas nativas ou virgens, o equivalente ao território da Bélgica

O Brasil foi o país que perdeu a maior área dessas florestas no ano passado – mais de 1,4 milhão de hectares –, à frente da República Democrática do Congo (481,2 mil hectares) e da Indonésia (339,8 mil hectares). 

Segundo o WRI, a perda de floresta nativa no Brasil em 2018 foi menor do que seu pico, relacionado a incêndios em 2016 e 2017, mas maior do que foi entre 2007 e 2015, período em que o país tinha reduzido sua taxa de desmatamento em 70%. 

A perda de florestas virgens é "especialmente preocupante", segundo a ONG. "Estas são as florestas que têm o maior impacto em termos de emissões de carbono e biodiversidade", disse a especialista do WRI, Mikaela Weisse, já que armazenam carbono e abrigam uma grande fauna e flora. 

A taxa de destruição de florestas nativas também é preocupante na República Democrática do Congo. Porém, ela diminuiu 63% na Indonésia, em comparação com o pico de 2016, de acordo com o estudo. A Indonésia se beneficiou de medidas do governo e de dois anos relativamente úmidos, desfavoráveis à deflagração de incêndios, mas o fenômeno El Niño pode mudar a situação em 2019. 

A situação pode piorar no Brasil, segundo a organização não governamental Imazon, porque o desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 54% entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, mas também devido à alteração de políticas ambientais defendida pelo presidente Jair Bolsonaro

Segundo o Global Forest Watch, ainda é muito cedo para avaliar o impacto de eventuais medidas do governo Bolsonaro sobre a cobertura florestal brasileira. 

Na vizinha Colômbia, a perda de florestas nativas aumentou 9% entre 2017 e 2018, uma vez que o acordo de paz entre o governo e as Farc ajudou a tornar algumas áreas mais acessíveis, afirma o estudo. 

"O desmatamento causa mais poluição climática do que todos os carros, caminhões, navios e aviões do mundo juntos", disse Glenn Hurowitz, executivo chefe da Mighty Earth, uma organização ambientalista. "É vital proteger as florestas que ainda temos".


0 comentários:

Postar um comentário